O Conselho de Administração do Sicoob Cred Ufu e representantes do Sicoob Aracoop reuniram-se com os sócios-fundadores do Sicoob Cred Ufu, no dia 15 de junho, na sede da Cooperativa, em Uberlândia, para falarem sobre a possível união entre as duas Cooperativas.

Sete cooperados, que participaram da fundação do Sicoob Cred Ufu, compareceram ao encontro, no qual foi possível o esclarecimento de dúvidas.

Muitos saíram do evento com a convicção de que a incorporação é uma ótima oportunidade de crescimento para o Sicoob Cred Ufu.

“Eu penso que é válida a incorporação, pois nós temos que evoluir. Com o Sicoob Aracoop o Sicoob Cred Ufu tem a possibilidade de crescer ainda mais. Por isso eu apoio a união”, disse a sócia-fundadora, Cleonice Rosa de Moura Oliveira.

Na avaliação do cooperado e fundador do Sicoob Cred Ufu, Ernesto Bernardi Júnior, o Brasil é um país capitalista e todo tipo de negócio envolve o capitalismo. “Nós temos uma instituição que lida com dinheiro. Então, no mundo inteiro existe uma diretiva de que pequenas organizações são fundidas com organizações maiores para progredirem. No caso do sistema financeiro, o cooperativismo em si, historicamente, mostra que pequenas cooperativas são incorporadas por outras maiores. Claro que, como o objetivo do cooperativismo é diferente dos bancos particulares - nós temos um crescimento em termos de negócio, com maior distribuição de lucro, negócios que envolvem setor rural, meio ambiente, etc. -, eu não vejo risco nessa incorporação, pois as duas cooperativas são fiscalizadas pelo Banco Central. A diferença é que o Sicoob Aracoop é 10 vezes maior que o Sicoob Cred Ufu, que não conseguiu passar pela livre adesão. Com a união, vamos fundir com uma cooperativa que tem livre adesão. Um sonho antigo nosso. Em resumo, nós teremos mais benefícios do que dificuldades. O Sicoob Aracoop quer negócios e por isso quer se associar a nós para crescer no mercado e, consequentemente, nós teremos mais benefícios para fazermos mais negócios e vamos ter preservado o direito universal do cooperativismo que é o respeito ao patrimônio do Cooperado. Por isso sou a favor da incorporação”, declarou.  

 

 

 

 


Fonte: Ascom Sicoob Cred Ufu