A democracia cooperativista novamente se fez valer no Sicoob Cred Ufu. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 04 de julho, no auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, os cooperados definiram os rumos para o futuro da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos Federais de Uberlândia.

 

Por 221 votos favoráveis, 40 negativos, duas abstenções e um voto nulo, foi definida a primeira aprovação para a incorporação do Sicoob Cred Ufu pelo Sicoob Aracoop. “Uma grande conquista para a nossa Cooperativa que está cada vez mais próxima do sonho de se tornar de livre admissão. Foi dado o primeiro passo para incorporação, pois com a aprovação da Assembleia Geral, teremos autorização para dar andamento ao processo de união”, comenta o presidente do Sicoob Cred Ufu, Alfeno de Almeida Filho.

 

Na mesma reunião, também foi escolhida a Comissão Mista, que ficará a cargo de acompanhar o processo de incorporação, avaliando e conduzindo os trâmites legais.

 

O assessor executivo do Sicoob Central Cecremge – Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais, Raimundo Sérgio, explica os passos a serem seguidos para efetivar a incorporação: primeiro, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária do Sicoob Aracoop, na qual os cooperados aprovaram a incorporação, no dia 29 de maio. Em seguida, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Sicoob Cred Ufu para a aprovação da união pelos associados e a formação de uma Comissão Mista que apresentará um relatório sobre a incorporação, em uma Assembleia Geral Extraordinária conjunta das duas cooperativas. O trabalho da Comissão Mista ocorrerá simultaneamente com uma auditoria externa independente.

 

Se o relatório da Comissão Mista for aprovado na Assembleia Geral Extraordinária conjunta, esse será encaminhado para o Banco Central do Brasil que avaliará e aprovará a incorporação. “Vocês deram um passo importante para concretizar a incorporação. Parabéns a todos que entenderam as vantagens da união entre as Cooperativas”, comentou Raimundo Sérgio.

 

 

 

Consequências da incorporação

 

O Sicoob Aracoop, cuja sede administrativa está em Araguari-MG, posiciona-se entre as 100 maiores Cooperativas de Crédito do Brasil. A instituição atua no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e norte de Minas Gerais com mais de 30 mil associados e 18 agências.

 

A união com o Sicoob Cred Ufu proporcionará mais oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todos os associados e também para a comunidade, pois além de atender os servidores públicos federais de Uberlândia, a Cooperativa passará a ser de livre admissão, ou seja, qualquer pessoa ou empresa poderá se associar.

 

Dentre os benefícios ainda constam a expansão da área de atuação da Cooperativa, possibilitando o surgimento de novas oportunidades de negócios; diversificação da linha de produtos e operacionalização com melhores taxas, prazos e tarifas, inclusive crédito rural e repasse; melhoria no atendimento aos atuais e potenciais associados; atendimento às grandes corporações; significativo fortalecimento da estrutura patrimonial, da marca Sicoob e da estrutura econômico-financeira e a participação efetiva em todos os setores econômicos da região.

 

“É um grande anseio atuarmos em Uberlândia e expandirmos a nossa área de atuação na região do Triângulo Mineiro. Com a incorporação, essa ideia se tornará realidade para ampliarmos os nossos negócios e os resultados para os nossos cooperados. Agradecemos aos cooperados, que entenderam o nosso propósito e votaram favoráveis à incorporação”, ressaltou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aracoop, Ramiro de Ávila.  

 


Fonte: Ascom Sicoob Cred Ufu