Os cooperados da Cooperativa de Crédito do Triângulo Mineiro e São Francisco Ltda. – Sicoob Aracoop e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Federais de Uberlândia Ltda. – Sicoob Cred Ufu participaram, no dia 01 de agosto, na sede administrativa do Sicoob Aracoop localizada em Araguari-MG, da Assembleia Geral Extraordinária Conjunta para aprovação do processo de incorporação. Por unanimidade, os associados concordaram com a união, que agora passará pela homologação do Banco Central do Brasil.

A incorporação foi a pauta principal da reunião, que também deliberou sobre a aprovação do relatório da comissão mista, constituída pelas assembleias gerais extraordinárias realizadas pelas duas cooperativas no dia 29/05/2018 e 04/07/2018; a reforma integral do Estatuto Social com acréscimo de artigo; eleição para o preenchimento de três vagas no Conselho de Administração da Cooperativa; cédula de presença para os novos conselheiros; a captação de recursos de municípios conforme, o Art. 5º da Resolução nº 4.659 de 26/04/2018 do CMN e  outros assuntos de interesse geral da sociedade. Todas as propostas do Conselho de Administração foram aprovadas pelos cooperados.

 

Cooperados comemoram a união

A incorporação foi celebrada por todos os presentes. Para o professor João Batista Domingues Filho, cooperado do Sicoob Cred Ufu desde 2002, as expectativas com essa união das Cooperativas é a melhor possível. “Desde o início, eu ajudei a discussão para favorecer a união. O capitalismo financeiro contemporâneo coloca limites à participação dos nossos recursos, por ser restrito aos detentores de grandes capitais. Então a Cooperativa é a única maneira de ter uma proteção e um melhor rendimento sobre os capitais dos cooperados, que hoje estão à margem do sistema financeiro dominante. Com a incorporação, nós cooperados do Sicoob Cred Ufu vamos ganhar nos benefícios que serão ampliados, tanto no aumento dos ganhos relativos à distribuição das sobras, quanto na abertura de várias opções de financiamentos que poderão facilitar a vida dos associados”, argumenta.

O cooperado do Sicoob Aracoop do PA de Três Marias-MG, Félix de Castro Silva, fez questão de viajar mais de 400 km para participar desse momento histórico. “É muito importante a união. Nós passamos pelo processo de incorporação do Sicoob São Francisco e hoje colhemos os frutos positivos dessa união. Assim será também com o Sicoob Cred Ufu, vamos expandir ainda mais e nós cooperados e a Cooperativa só teremos a ganhar, sem falar que estamos colaborando para fortalecer o sistema cooperativista financeiro na região do Triângulo Mineiro”, comenta.

 

Participação da Central

A Assembleia foi acompanhada pelo assessor executivo da Central das Cooperativas de Crédito do Estado de Minas Gerais – Sicoob Central Cecremge, Raimundo Sérgio. Ele parabenizou a todos pela decisão. “Essa união significa um acompanhamento da tendência mundial que é o ganho em escala por meio da incorporação que fortalecerá os ativos e as operações das duas cooperativas, favorecendo ainda mais o cooperado efetivamente em todos os aspectos, como limite de crédito, operações novas etc. Então foi um grande avanço para todos os envolvidos, inclusive para o sistema”, destacou.

 

Empreendedorismo

Essa é a terceira incorporação concretizada pelo Sicoob Aracoop, ao longo dos últimos 15 anos. A primeira ocorreu, em 2005, com a Credicer – Cooperativa dos Ceramistas de Monte Carmelo. Em 2016, foi a união com o Sicoob São Francisco, na região do Vale do São Francisco, no norte de Minas Gerais.

A incorporação do Sicoob Cred Ufu aumenta a área de atuação da Cooperativa de Araguari-MG, bem como o tamanho da instituição. A partir de agora o Sicoob Aracoop contará com mais de 32 mil cooperados com expectativa para alcançar 40 mil em curto prazo. O patrimônio está em torno de R$ 120 milhões e o ativo já atingiu os R$ 650 milhões.

“Para nós do Sicoob Aracoop esse é um momento muito importante. A união das Cooperativas vai possibilitar ampliar o acesso de mais pessoas ao sistema cooperativo financeiro, especialmente o público de Uberlândia, que ainda não tinha condição de associar-se devido às limitações do estatuto social do Sicoob Cred Ufu. Será uma grande oportunidade para consolidarmos o cooperativismo financeiro na região do Triângulo Mineiro. Estamos preparados para isso, com um time profissional treinado e pronto para atender bem os cooperados”, garante o presidente do Sicoob Aracoop, Ramiro Ávila.

O ex-presidente do Sicoob Cred Ufu e agora conselheiro de administração do Sicoob Aracoop, Alfeno de Almeida Filho, agradeceu a todos os cooperados por votarem favoráveis à incorporação e deixou uma mensagem de otimismo. “Finalmente chegamos a este importante dia para a história das duas cooperativas irmãs, que agora se unem, após um longo e árduo esforço e mobilização de vontades, rumo a um horizonte de crescimento que hoje mal conseguimos aquilatar. Nós sentimo-nos orgulhosos dessa união, respeitando a trajetória do Sicoob Aracop que hoje se funde ao legado dos fundadores da Cred Ufu. Deixamos pública a promessa de ombrearmos rumo à concretização dos propósitos indicados pelo nosso Conselho de Administração”, declarou.


Fonte: Ascom Sicoob Cred Ufu