Assembleia Geral

É o órgão supremo da cooperativa, a reunião de todos os associados. Existem dois tipos de Assembleia.

 

Assembleia Geral Ordinária - AGO

É realizada, obrigatoriamente, uma vez por ano, nos quatro primeiros meses após o término do exercício social. Nessa reunião, são analisados e decididos os seguintes assuntos: prestação de contas do Conselho, destinação do resultado, eleição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal e outros. As deliberações da AGO são aprovadas por maioria simples de voto. No dia da AGO são feitas 3 (três) chamadas em 3 (três) horários diferentes, por força do Estatuto (Art. 28). O início dos trabalhos ocorre, normalmente, em última chamada.

 

Assembleia Geral Extraordinária – AGE

Existem assuntos específicos para realização desta, como: reforma do estatuto, fusão, incorporação ou desmembramento da cooperativa e mudança de objetivos. Além destes, a AGE poderá deliberar sobre qualquer assunto de interesse da cooperativa, desde que conste no Edital de Convocação. As decisões devem ser aprovadas por 2/3 (dois terços) dos associados presentes.

 

Conselho de Administração

Formado por um grupo de 5 (cinco) associados eleitos em Assembleia Geral, é o órgão responsável pela administração da cooperativa. O mandato é de 4 (quatro) anos.

 

Conselho Fiscal

É composto por 6 (seis) associados: 3 (três) suplentes e 3 (três) efetivos, eleitos em Assembleia Geral. O Conselho fiscal tem mandato de três anos, cuja função básica é fiscalizar as atividades e os documentos da cooperativa.

 

Diretoria Executiva

É composta por um diretor geral e dois componentes do conselho de administração. Esses dois últimos como diretor administrativo e financeiro.

 

Assessoria

Cargos de auxílio às funções da diretoria, assessoria jurídica, de imprensa, informática.

 

Gerentes e técnicos

São responsáveis pelo funcionamento dos serviços prestados aos cooperados.