Fundada em 24 de agosto de 1990, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Federais de Uberlândia Ltda. (Cred UFU) foi a primeira cooperativa de crédito da cidade. Na data, um grupo composto por 25 servidores, técnicos e professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se reuniram em uma assembleia que de início à cooperativa.

Era necessário criar uma instituição que aproveitasse a força do cooperativismo, mas que não fosse assistencialista como nos moldes tradicionais. A assembleia de fundação da Cred UFU foi realizada com a ajuda da Federação das Cooperativas de Crédito de Minas Gerais. Era necessário o número mínimo de 20 integrantes. A cooperativa passaria a ser autônoma e independente.

Em pouco tempo a Cred UFU passou a realizar empréstimos, trabalhando com um sistema de capitalização acelerada que foi fortalecendo a cooperativa. Após um ano, a cooperativa já mostrava sua expansão com disponibilidade de recursos para alugar uma sala. A primeira sede foi na antiga Cooperativa de Consumo dos Servidores Federais da UFU.

Com o tempo, a Cred UFU, que já estava consolidando-se, passou para uma sala do Edifício Executivo. No ano de 2003 mudou-se para uma sede maior, situada na Av. João Pinheiro, 913. Foi em 2008, que a cooperativa ganhou nova sede, também na Av. João Pinheiro, agora no número 1.354, construída aos moldes da instituição e, em seguida, passou a agregar também os demais servidores públicos federais. Já consolidada, a cooperativa se uniu ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, passando a ser denominada Sicoob Cred UFU.

Presidentes que passaram pela cooperativa de crédito:
Plínio Leopoldo Carvalho Velloso Vianna – Gestão 1990 a 1992
Walter Buiatti – Gestão 1992 a 1996
Josemar de Freitas Ramos – Gestão 1996 a 2010
Miguel Ângelo do Nascimento Oliveira – Gestão anterior

Gestão atual
Presidente do Conselho de Administração e Diretor Administrativo: Alfeno de Almeida Filho
Conselheiro e Diretor Financeiro: Jefferson Dobes


Hoje o Sicoob Cred UFU conta com mais de 2.300 associados, contabilizando servidores da UFU, fundações, agregados dos servidores e fundações, bem como, associados pessoas jurídicas (Empresas sem fins lucrativos e ou controladas por pessoas físicas associadas a Cred UFU).

Em 2013, pela primeira vez, houve uma eleição para Conselhos de Administração e Fiscal com a inscrição de duas chapas. A Cred UFU viveu um fato marcante na história.

A concorrência entre duas chapas à direção da Cooperativa demonstra o crescimento e a solidez da instituição que cresce a cada ano.

A Chapa 01 venceu pleito.

Os membros atuais dos Conselhos de Administração e Fiscal são:

Conselho de Administração:
Jefferson Dobes
Alfeno de Almeida Filho
Ismar Teodoro Reis
Paulo Rejane Kil

Diretoria Executiva:
Alfeno de Almeida Filho
Jefferson Dobes


Conselho Fiscal:
Abaporang Paes Leme Alberto
Aparecida de Fátima Lourenço
Darcely Rodrigues Oliveira de Santi
Rosefrance Ferreira Silva
Wilson Defensor
Zênite Martins