Workshop de Cooperativismo

Cooperativismo

SOBRE O COOPERATIVISMO

É um instrumento de organização econômica da sociedade, criado na Europa no século XIX, caracterizando-se como uma forma de ajuda mútua, por meio da cooperação e da parceria. É um modelo de negócio inclusivo, participativo e democrático, que carrega muitos valores, como a solidariedade, a adesão voluntária, a cooperação, o interesse coletivo e o compromisso com a comunidade.

O que é uma cooperativa?

Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum. Entre os vários tipos de cooperativas, existem as cooperativas de crédito, criadas para oferecer soluções financeiras aos seus associados, constituindo-se num instrumento destes para acesso a produtos e serviços adaptados às suas necessidades e condições financeiras.

Porque escolher uma cooperativa de crédito ao invés de uma instituição financeira tradicional?

Todo mundo precisa de soluções financeiras e o mundo precisa de soluções mais sustentáveis. É por isso que as cooperativas de crédito estão crescendo. No Sicoob Cred Ufu, por exemplo, não existem clientes, existem associados, que participam das decisões. E isso faz toda diferença. Sabe como? Os recursos aplicados na Cooperativa são reinvestidos na região onde a cooperativa atua, e se transformam em financiamentos para outros associados, gerando mais desenvolvimento. Bem mais participativo e transparente.

Quem pode fazer parte de uma cooperativa de crédito?

Qualquer pessoa, independente da sua atividade ou profissão, pode se associar a uma cooperativa de crédito. Unidas pelo mesmo objetivo, elas encontram no empreendimento cooperativo a solução para as suas necessidades financeiras e uma relação mais próxima com a instituição, seja participando das decisões, dos resultados e contribuindo para o crescimento dos demais associados e da sua região.

Existem as cooperativas de livre admissão, onde qualquer pessoa física ou jurídica pode se associar; e as cooperativas segmentadas como o Sicoob Cred Ufu que atende os servidores públicos federais de Uberlândia, funcionários das fundações da Universidade Federal de Uberlândia seus agregados e suas empresas, ou seja, um público segmentado.

Qual a diferença entre as cooperativas de crédito e os bancos?